Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como rezar o Terço Mariano

O Terço Mariano é uma das práticas mais queridas da espiritualidade católica, sendo uma expressão de amor e devoção à Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe. Ele nos conduz a meditar sobre os mistérios da vida de Jesus e Maria, ajudando-nos a contemplar o plano de salvação que Deus realizou para a humanidade. Rezar o terço é, acima de tudo, mergulhar no amor de Cristo com o auxílio e a intercessão de sua Mãe, acolhendo a sua mensagem de paz e conversão.

A oração do terço tem suas raízes na tradição da Igreja, sendo promovida por santos como São Domingos de Gusmão e popularizada através das aparições de Nossa Senhora, como em Fátima, onde Maria nos pediu insistentemente que rezássemos o Rosário pela paz no mundo e pela conversão dos pecadores.

 

Aprenda a rezar o Terço Mariano

  • Inicie dizendo:
    Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

  • Em seguida, faça um Oferecimento:
    Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
    (Apresente também as suas intenções)

 

  • Faça a Oração Inicial:
    Segurando a cruz: Reze o Creio (Credo)
    Na primeira conta grande: Reze 1x Pai-Nosso
    Nas contas pequenas: Reze 3x a Ave-Maria
    Reze o Glória ao Pai

    • Creio
      Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, Seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
    • Pai-Nosso
      Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino; seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
    • Ave-Maria
      Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
    • Glória ao Pai
      Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

 

  • A cada mistério contemplado, reze:
    1x Pai-Nosso
    10x Ave-Maria
    Glória ao Pai e a Oração de Fátima

    • Oração de Fátima
      Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

 

  • Após rezar as cinco dezenas e contemplar os Mistérios, faça o Agradecimento. Em seguida, segurando a medalha, reze a Salve Rainha.
    • Agradecimento
      Infinitas graças vos damos, ó Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos maternais. Dignai-vos, agora e para sempre tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e para mais vos agradecer, vos saudamos com uma Salve Rainha:
    • Salve-Rainha
      Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve. A vós bradamos os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

 

  • Conclua o terço com a oração:
    Ó Deus, cujo Filho Unigênito, pela sua vida, morte e ressurreição, nos mereceu os prêmios da salvação eterna, concedei-nos, nós pedimos, que, ao venerarmos estes mistérios do santíssimo Rosário da bem-aventurada Virgem Maria, imitemos o que contêm e obtenhamos o que prometem. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

 

 

Passo a passo para rezar o Terço Mariano

Artigos Relacionados

8 Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright© Devoção Católica 2025 Todos os direitos reservados.